Quando falamos sobre política industrial, estamos nos referindo basicamente, aos instrumentos utilizados pelo Governo, no intuito de gerar uma série de incentivos para os setores econômicos do país.
Via de regra, estes setores estão relacionados à indústria de transformação, ou seja, são segmentos apontados como estratégicos, e exatamente por isso, responsáveis pelo desenvolvimento econômico de um país.
Considerado um dos grandes empreendedores no cenário nacional e mundial atualmente, Ricardo Vicintin, presidente do Grupo RIMA Industrial, tem uma visão bastante ampla e de relevância no mercado, em relação ao tema política industrial do Brasil.
Conheça a seguir, um pouco mais da visão de Ricardo Vicintin acerca do assunto.
Como Ricardo Vicintin avalia a política industrial do Brasil
Durante uma entrevista que o presidente do Grupo RIMA Industrial, Ricardo Vicintin, concedeu à Câmara Italiana, o empresário destacou sua visão e avaliação sobre como o país tem lidado com a questão da política industrial.
Para Vicintin, embora possamos perceber uma movimentação positiva do Governo Federal, há uma certa carência de se fazer um planejamento a longo prazo, por exemplo.
Nas palavras de Ricardo Vicintin:
“O movimento positivo acaba sendo brecado pela chamada sociedade civil que, na minha opinião, está repleta de pessoas que se beneficiam dos setores produtivos de forma oportunista, como funcionários públicos com poder de veto incompatível com o cargo que ocupam, algumas ONGs ambientais, alguns advogados de sindicatos que não produzem nada e se aproveitam do sistema”.
Além disso, o empreendedor Ricardo Vicintin destaca ainda que o número de empresas e indústrias que conseguem pagar por esse sistema viciado está cada vez menor.
Ricardo Vicintin declarou ainda na entrevista, que “A indústria é um dos segmentos mais rentáveis no Brasil hoje, e frente à sua importância, ainda não podemos contar com políticas consistentes e que impulsionem o desenvolvimento e o crescimento do setor. Sinto como se o Brasil estivesse deixando morrer sua galinha dos ovos de ouro.”