Você já ouviu falar sobre a Reserva Particular do Patrimônio Natural (ou RPPN) Vicintin?
Levando o nome da família do empreendedor e presidente do Grupo Rima Industrial, Ricardo Vicintin, trata-se de um ambiente de domínio privado, que conta com a proteção em caráter perpétuo de seus proprietários.
Levada na mais alta relevância e importância, devido o aspecto paisagístico, bem como a rica biodiversidade, a RPPN Vicintin conta com inúmeros atributos ambientais e fica situada na APA do Rio Pandeiros.
Ricardo Vicintin e Rima Industrial: importante passo para a preservação do ecossistema da região de Januária
Com a RPPN Vicintin, o presidente Ricardo Vicintin e a empresa Rima Industrial tomaram uma louvável atitude, no sentido de preservar o ecossistema da região de Januária, em Minas Gerais.
Considerada uma região carente do Estado de Minas Gerais, graças ao gesto adotado, 15.870,65 ha se transformaram em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) a qual passou a se chamar RPPN Alessandra Bello Vicintin. Hoje ela é apontada como a maior RPPN do Estado de Minas Gerais.
A APA do Rio Pandeiros é tida como uma unidade de conservação de uso sustentável. Seu principal objetivo é o de compatibilizar tanto a conservação da natureza quanto o uso sustentável de partes de seus recursos hídricos.
Além disso, busca-se a proteção da diversidade biológica do local, que pode ser percebida pelas lagoas marginais, bem como nos córregos, cachoeiras e veredas.
Temos ainda ali, o único pântano do estado. Vale lembrar que o Rio Pandeiros e seu pântano são considerados “berçários do Velho Chico”.
Cabe a eles, a responsabilidade de 70% da procriação natural dos peixes encontrados no rio São Francisco, por exemplo.
A título de curiosidade, a localização da RPPN está entre as coordenadas geográficas: 15°29′13″ e 15°14′47″ de latitude sul e 45°13′38″ e 44°57′45″ de longitude oeste.
Saiba mais sobre este patrimônio ambiental em: http://www.rppnvicintin.org/historico.html